Certificação Energética, Avaliação Acústica, Auditorias Energéticas, Projectos Térmicos: Auditoria Energética

2011-02-28

Auditoria Energética

A Auditoria Energética consiste no estudo das condições de utilização de energia na instalação e na identificação de oportunidades de melhoria do desempenho energético da mesma, com o objectivo de reduzir o peso da factura energética na estrutura de custos globais.

O Projecto de Comportamento Térmico tem como finalidade garantir a satisfação das condições de conforto térmico nos edifícios sem necessidade de uso exagerado de energia, minorando também os efeitos patológicos na construção derivados das condensações superficiais e no interior dos elementos da envolvente.

As auditorias simples utilizam normalmente como informação relativa aos consumos existentes a facturação relativa aos diferentes tipos de energia e de água. Em alguns casos estas informações são complementadas utilizando curvas de consumo características aplicadas ao consumo global e medição pontual de condições interiores. Para os edifícios, uma auditoria simples permite estabelecer o consumo específico ou o Índice de Eficiência Energética (IEE), que pode ser comparado com valores limites pré-estabelecidos de consumos padrão. No caso das auditorias no sector da indústria, a informação relativa aos consumos existentes é complementada com a informação relativa ao processo (processo de fabrico, linhas de produção) que inclui as características do equipamento principal e horas de funcionamento. Uma auditoria simples permite estabelecer os coeficientes de consumo energético que podem ser comparados com valores limites estabelecidos pelo RGCE e subsequentes publicações dos coeficientes a cumprir.

As auditorias completas permitem a monitorização dos sistemas. O número e tipo de medições a efectuar é variável. A decisão sobre o tipo de medições efectuar deve basear-se num conhecimento prévio do tipo de edifício ou indústria em análise.

Uma auditoria completa pode incluir a medição das condições da envolvente, a medição das condições interiores e exteriores, a medição desagregada do consumo por equipamentos ou grupos de equipamentos, a medição do consumo por áreas.

O tipo de medição também é variável dependendo do equipamento disponível e do edifício em análise (edifício de serviços climatizado, processo industrial). Excluem-se os casos em que o edifício ou indústria possua sistema de gestão com informação detalhada sobre as condições de funcionamento dos diversos equipamentos e condições do ar.

A Eficiência Energética visa:
» A adequação do dimensionamento do sistema de climatização e dos equipamentos;
» Os consumos do edifício através de sistemas de modelação dinâmica;
» Estudos de viabilidade técnico-económica de sistemas de produção de energia;
» Levantamento energético;
» Auditorias Energéticas (monitorizar os consumos reais);
» Planos de Racionalização de Energia para estabelecer metas e medidas efectivas para a racionalização de energia.


keywords: auditoria energética, projeto térmico