Certificação Energética, Avaliação Acústica, Auditorias Energéticas, Projectos Térmicos: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Pretendemos ajudar a utilizar a energia de forma moderada e eficiente assim como apresentar algumas medidas para que todos possamos contribuir com um consumo mais racional e aumentar deste modo, a eficiência global.

Área Residencial e Serviços
  • Medidas relacionadas com a eficiência energética na iluminação, electrodomésticos, electrónica de consumo e reabilitação de espaços.
  • Sistema de Eficiência Energética nos Edifícios, que agrupa medidas que resultam do processo de certificação energética nos edifícios, nomeadamente ao nível de isolamentos, melhoria de vãos envidraçados e sistemas energéticos.
  • Aumento da penetração de energias renováveis nos sectores residencial e serviços. 
Diagnóstico e Auditoria Energética 
Fazem parte uma breve caracterização energética da instalação consumidora de energia com base na análise da contabilidade energética; o cálculo do consumo específico; a análise dos principais sectores de “produção” e a identificação dos respectivos potenciais de poupança de energia (incluindo uma análise técnico-económica).

A Auditoria Energética é um estudo exaustivo das condições de utilização de energia na instalação e identificação de oportunidades de melhoria do desempenho energético da instalação (incluindo também análise técnico-económica).

As Auditorias Energéticas no âmbito do Regulamento de Gestão de Consumos de Energia (RGCE) são também estudos exaustivos das condições de utilização de energia na instalação, no entanto têm em conta os pressupostos do RGCE (tutelado pela Direcção Geral de Energia e Geologia, DGEG) que abrangem a elaboração de Planos de Racionalização dos Consumos de Energia (PRCE), incluindo toda a documentação a enviar à DGEG. Geralmente segue-se o acompanhamento da implementação das medidas propostas no PRCE, com emissão dos relatórios trimestrais e anuais para a DGEG.

A equipa de auditores realiza os cálculos dos consumos específicos de energia pelos principais equipamentos, por produto, actividade ou por sector produtivo, e o correspondente ao global da instalação. São também determinadas as eficiências energéticas dos equipamentos maiores consumidores de energia, que deverão ser analisadas criticamente e comparadas com os equipamentos comercializados que apresentem bons rendimentos. O valor do consumo específico de energia, sempre que possível, é comparado com o consumo específico homólogo de referência definido para o ramo de actividade em causa, se este for conhecido.

No relatório final deve constar de forma organizada toda a informação obtida, a análise sobre a situação energética da instalação em causa, as situações encontradas / observações e medições efectuadas durante a fase de trabalho de campo, a determinação de consumos específicos de energia por instalação global e operações e equipamentos maiores consumidores dessa fonte de energia e a sua comparação com valores de referência, a identificação das anomalias e propostas as medidas de conservação de energia consideradas mais convenientes para anular ou diminuir as anomalias, com a indicação dos respectivos valores de investimentos associados à sua implementação. Este documento deverá apresentar aos gestores da instalação em causa, de uma forma organizada, clara e concisa, toda a informação relevante sobre a situação da utilização da energia na instalação.


Pretendemos ajudar a utilizar a energia de forma moderada e eficiente assim como apresentar algumas medidas para que todos possamos contribuir com um consumo mais racional e aumentar deste modo, a eficiência global
Eficiência Energética